Na noite seguinte, Olívia se acomodou no galho mais confortável da árvore, com seus filhotes curiosos ao redor. Eles adoravam aquelas lições e estavam ansiosos para saber qual seria a próxima.

“Hoje vamos falar sobre algo muito importante: o valor de ouvir e respeitar os conselhos dos pais,” começou Olívia, com um olhar carinhoso. “O Livro de Provérbios nos ensina: ‘Ouve, meu filho, a instrução de teu pai e não abandones o ensino de tua mãe.’ (Provérbios 1:8).”
Léo, sempre o primeiro a fazer perguntas, inclinou a cabeça. “Mamãe, por que é tão importante ouvir vocês? É porque vocês sabem tudo?”

Olívia soltou uma risadinha. “Oh, não, meu querido! Eu não sei tudo. Mas Deus me deu experiência e sabedoria para guiar vocês no caminho certo. Quando vocês ouvem os conselhos do papai e da mamãe, estão aprendendo com nossos erros e acertos. Queremos ajudar vocês a evitar perigos e a crescer com o coração cheio de amor e sabedoria.”
Luna, a mais sonhadora, perguntou: “O que acontece se alguém não ouvir os pais?”
Olívia ficou séria por um momento. “Bem, muitas vezes, quem não ouve os conselhos dos pais acaba enfrentando dificuldades que poderiam ter sido evitadas. Por exemplo, lembram-se daquele jovem pássaro que decidiu voar sozinho durante a tempestade, mesmo depois de seus pais avisarem para esperar?”
“Sim!” exclamou Lila. “Ele ficou preso no chão por dias porque suas asas ficaram molhadas e ele não conseguia voar!”

“Exatamente,” disse Olívia. “Os pais dão conselhos para proteger seus filhotes. Da mesma forma, Deus nos dá instruções através da Sua Palavra para nos proteger e nos ensinar a viver bem.”
Léo, sempre prático, perguntou: “Mas e se eu não entender o conselho, mamãe? O que eu faço?”
“Ótima pergunta, Léo!” disse Olívia. “Se você não entender, pergunte. Nunca tenha medo de perguntar por quê. Bons pais sempre têm paciência para explicar, porque querem que vocês aprendam. E lembrem-se de sempre pedir a Deus para ajudá-los a entender o que é certo.”

Olívia olhou para cada um de seus filhotes e continuou: “Os conselhos dos pais são como um colar precioso que vocês podem usar ao redor do pescoço. Eles os fazem brilhar com sabedoria e bondade diante de Deus e dos outros.”
Lila colocou a asinha no peito, como se já estivesse usando um colar imaginário. “Eu quero usar esse colar, mamãe!”
“Então, ouça com atenção, minha pequena, e guarde os ensinamentos no seu coração,” respondeu Olívia, com um sorriso orgulhoso.

Aquela noite foi especial para os filhotes. Eles entenderam que, ao ouvir os conselhos de sua mamãe coruja, estavam seguindo os ensinamentos de Deus. E com isso, dormiram tranquilamente, sentindo-se protegidos e amados.