Introdução para os Pais:
Queridos pais, Jesus nos chama para sermos luz no mundo, iluminando com amor e verdade onde quer que estejamos. Nesta devocional de três dias, vamos ensinar às crianças o que significa ser essa luz, baseada no Evangelho de Mateus. Através de histórias, atividades e orações, seus filhos aprenderão como podem compartilhar o amor de Jesus com os outros.
Dia 1: Jesus, a Luz do Mundo
Texto Base:
Mateus 5:14-15 – “Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte; nem se acende uma candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas no velador, e dá luz a todos que estão na casa.”
Meditação Infantil:
“Você já esteve em um lugar muito escuro, onde era difícil ver as coisas? A escuridão pode ser assustadora, mas quando acendemos uma luz, tudo fica diferente. Jesus nos ensinou que Ele é a luz que ilumina o mundo e que, quando seguimos Jesus, nós também nos tornamos como pequenas luzes. Isso significa que podemos mostrar o amor de Jesus para as outras pessoas, ajudando-as a encontrar o caminho certo.”
Atividade Sensorial:
Apague as luzes em um cômodo e dê à criança uma pequena lanterna. Explique como a luz da lanterna ajuda a ver melhor no escuro, assim como a luz de Jesus nos ajuda a ver o que é certo.
Atividade com Desenho:
Peça à criança para desenhar uma lanterna acesa e, ao redor dela, coisas que fazem ela se sentir segura e amada, assim como a luz de Jesus.
Oração:
“Jesus, obrigado por ser a luz do mundo. Ajuda-nos a mostrar essa luz para outras pessoas, para que elas também possam conhecer o Teu amor. Amém.”
Dia 2: Brilhando Com Boas Ações
Texto Base:
Mateus 5:16 – “Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.”
Meditação Infantil:
“Jesus nos disse que devemos deixar a nossa luz brilhar para que as outras pessoas vejam as coisas boas que fazemos e que elas saibam que é por causa do amor de Deus. Quando ajudamos alguém, quando somos gentis ou quando falamos de Jesus, estamos deixando nossa luz brilhar. Isso não só faz as pessoas felizes, mas também mostra a elas como Deus é maravilhoso.”
Atividade Sensorial:
Acenda uma vela ou uma pequena luz em um lugar escuro. Mostre como essa pequena luz pode fazer uma grande diferença, assim como nossas boas ações podem trazer a luz de Jesus para a vida de alguém.
Atividade com Desenho:
Desenhe diferentes situações onde a criança pode “brilhar”, como ajudando um amigo, orando por alguém, ou compartilhando um brinquedo. Peça para ela colorir essas cenas.
Oração:
“Deus, ajuda-nos a fazer boas ações para que a nossa luz brilhe forte e outras pessoas possam Te conhecer e Te amar. Amém.”
Dia 3: Levando a Luz a Todos
Texto Base:
Mateus 28:19-20 – “Portanto, ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado.”
Meditação Infantil:
“Jesus nos deu uma missão muito especial: levar a sua luz para todas as pessoas, em todos os lugares. Isso pode ser feito de várias maneiras: contando às pessoas sobre Jesus, ajudando quem precisa, ou simplesmente sendo gentil e mostrando o amor de Deus através de nossas atitudes. Cada vez que fazemos isso, estamos espalhando a luz de Jesus e cumprindo a missão que Ele nos deu.”
Atividade Sensorial:
Pegue um mapa-múndi ou um globo e mostre diferentes países e lugares. Explique que Jesus quer que a luz d’Ele chegue a todas as partes do mundo. Brinquem de “mandar” luz para esses lugares, usando uma lanterna ou o dedo para apontar para o mapa.
Atividade com Desenho:
Desenhe o mundo e peça à criança para colocar pequenas estrelas ou desenhos de luzes em diferentes partes do mapa, representando a luz de Jesus sendo espalhada.
Oração:
“Senhor, obrigado por confiar em nós para levar a Tua luz ao mundo. Ajuda-nos a contar às pessoas sobre o Teu amor, para que todos possam conhecer a Tua luz. Amém.”
Conclusão para os Pais:
Durante esses três dias, seu filho aprendeu que ser luz no mundo é mais do que apenas uma frase. É uma missão dada por Jesus para cada um de nós. Encoraje seu filho a continuar brilhando com boas ações, palavras amáveis e compartilhando o Evangelho. Lembre-o de que, em cada gesto, ele está refletindo o amor de Cristo e cumprindo o que Jesus nos ensinou.